COVID-19 - Coronavírus

INFORMAÇÃO E RESPONSABILIDADE COM A SAÚDE DE TODOS

/

A Via Saúde está atenta e preparada para auxiliar nossos clientes sobre como proceder neste momento excepcional da pandemia do Coronavírus.

O desafio é imenso, mas com o engajamento de todos no sentido de atendermos as orientações das autoridades poderemos minimizar bastante os impactos desta epidemia.

É importante salientar que as informações e recomendações poderão mudar ao passar dos dias e estamos atentos para atender aos nossos clientes da melhor maneira possível.

A Via Saúde mantém contato diário com todas as operadoras e os principais serviços médicos da cidade em relação ao protocolo de atendimento, orientação aos pacientes com sintomas, regras para a realização de testes para a detecção do coronavírus e tudo o que for necessário para que você e sua família estejam preparados e saibam como proceder em caso de necessidade.

Ainda não sabemos por quanto tempo esta epidemia irá durar, mas certamente teremos grandes desafios nas próximas 3 ou 4 semanas.

Vale destacar abaixo alguns pontos importantes que devem ser observados.

  • É fundamental manter todas as pessoas em casa, desenvolvendo as atividades profissionais em home office, evitando de todas as formas reuniões, atividades externas e sair de casa somente quando for realmente necessário. Fiquem em casa com ou sem sintomas.

  • Caso alguém apresente sintomas relativos ao Coronavírus, recomendamos NÃO procurar os serviços de saúde, apenas medicar para o controle dos sintomas, que são semelhantes a uma gripe, como analgésicos e antitérmicos. Nestes casos fiquem em quarentena domiciliar, evitem contatos com outras pessoas, mas não busquem atendimento hospitalar.

  • As pessoas devem procurar atendimento hospitalar SOMENTE quando o quadro se agravar, com presença de febre alta e dificuldade ou problemas respiratórios.

  • Tendo em vista o baixo estoque nacional de testes do Coronavírus, existe a recomendação do Ministério da Saúde para que os testes sejam realizados apenas em pacientes com sintomas graves e que estejam internados em unidades hospitalares.

  • Apesar da recomendação da ANS para que as operadoras ofereçam cobertura para os exames, isto não significa que todas as pessoas poderão realizar os testes independente da existência dos sintomas. Os testes serão cobertos para aqueles que forem indicados.

  • Os hospitais estão realizando os exames apenas em pacientes internados e por indicação dos médicos. Caso tenham sintomas, utilizem os nossos canais de contato ou da Intermédica para receber orientações de onde buscar atendimento.

  • Recomendamos que todos os atendimentos ou cirurgias eletivas devam ser canceladas ou reagendadas por período mínimo de 60 a 90 dias.

  • É fundamental reservarmos os serviços de saúde disponíveis no país para que estejam dedicados prioritariamente aos pacientes graves acometidos pelo coronavirus.

  • É importante que as pessoas entendam que devam procurar os serviços de saúde somente em casos realmente necessários, mesmo que relativo a outros problemas de saúde, como hipertensão e diabetes, por exemplo.

  • IMPORTANTE: Caso alguém apresente os sintomas semelhantes ao do coronavírus e precisem de atendimento médico, recomendamos que NÃO se dirijam a uma unidade hospitalar, nos avisem imediatamente ou liguem para a sua operadora.

/

Recomendamos que nos comuniquem os casos conhecidos pelo RH e que precisem de atenção especial.

A Via Saúde, responsavelmente, passou a desenvolver suas atividades em regime de home office, mas continua atenta e preparada para orientar e atender aos nossos clientes.

Vamos juntos superar este imenso desafio.